NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

CICLO DE WEBINARES “ÀS TERÇAS – (R)EVOLUÇÃO DO MUNDO RURAL

Ciclo de webinares “Às Terças – (R)evolução do Mundo Rural

No âmbito da 12ª edição da Universidade Pensar Global Agir Local

A Associação In Loco realizará, no âmbito da 12ª edição da Universidade Pensar Global Agir Local, um ciclo de webinares, ao longo do mês de abril e na primeira semana de maio de 2021. 

Este ciclo decorrerá às terças feiras, às 10h, e tem a designação “Às Terças – (R)Evolução do Mundo Rural”. Pretende-se neste espaço discutir e refletir sobre as tendências emergentes de mudança nos territórios de pequena escala económica e demográfica, sendo abordadas  temáticas como  a sustentabilidade, comunidade, alimentação e governança, entre outras.  Concretamente, os temas propostos são os seguintes:

6/04 | 10:00 -11:45 - Sistemas alimentares em perspetiva - fornecer uma perspetiva crítica alargada sobre os sistemas alimentares nas suas múltiplas dimensões.

13/04 | 10:00 - 11:00 - Smart villages - clarificar o conceito de smart villages (aldeias inteligentes), identificar o potencial de aplicabilidade do conceito e das suas práticas em função da especificidade do território, promover a sua implementação no território, potenciar a criação de parcerias para o desenvolvimento desta abordagem no território.

20/04 | 10:00 - 11:00 - Comercialização da produção local: desafios e riscos no “online” – identificar formas possíveis e legais de comercializar a produção local on line,  clarificar os desafios para os produtores e consumidores, acautelar riscos da comercialização on line para os produtores e consumidores, promover a comercialização on line e contribuir para o escoamento da produção.

27/04 | 10:00-11:00 - Dinâmicas territoriais de base local - criar um espaço de reflexão sobre a articulação possível e necessária entre o espaço urbano e o espaço rural, promover uma análise crítica sobre práticas e projetos inspiradores nesse campo. Apresentação/partilha de 3 casos inspiradores para a dinamização do interior, do espaço rural.

04/05 | 10:00 - 11:00 - Governança territorial -  clarificar o conceito de governança territorial, identificar o potencial de aplicabilidade do conceito em função da especificidade do território e da escala de atuação, promover a articulação entre atores de diferentes escalas territoriais, contribuir para a concretização dos objetivos das políticas de desenvolvimento territorial e promover a discussão sobre a aplicação prática dos princípios gerais de governança das políticas de desenvolvimento territorial.

Cada ciclo conta com a participação de especialistas, académicos, representantes de autarquias, serviços públicos ou de organizações não governamentais que têm vindo a dedicar-se ao estudo e reflexão destes temas ou, por outro lado, têm desenvolvido políticas e experiências merecedoras de reconhecimento e que podem, eventualmente, ser replicadas em diferentes contextos rurais.

A iniciativa é dirigida a todos os interessados a título particular, representantes de organizações da sociedade civil ou de serviços públicos e decorrerá na plataforma Zoom.

A participação é gratuita, mas deverá ser efetuada inscrição no link:https://forms.gle/EzT9sat4PH8kR93f6


Mais informação em https://www.facebook.com/associacao.inloco/
https://www.instagram.com/associacao.inloco/
Quaisquer pedidos de esclarecimentos poderão ser remetidos para: pensarglobalagirlocal@in-loco.pt
ou 289 840 860.
O ciclo de Webinares tem o financiamento dos projetos “Articular para Intervir” (CRESC Algarve2020),
LF4LP (Civic Europe) e DLBC Interior do Algarve Central (PDR2020).

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD