NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

MOSTRA DE AMÊNDOAS EM ITINERÂNCIA PELO ALGARVE CENTRAL

Mostra de Amêndoas em itinerância pelo Algarve Central

Teve início nos passados dias 29 e 30 de Setembro de 2018

Esta itinerância da Coleção de Fruteiras do Centro Experimentação Agrícola de Tavira pelo Algarve Central, teve início na Mostra de Frutos Secos, que decorreu nos passados dias 29 e 30 de Setembro de 2018, em Paderne, expondo 60 variedades de amêndoas (regionais e estrangeiras), das quais 52 foram cedidas pela DRAPALG/CEAT e as outras variedades por agricultores locais. Esta mostra de variedades de amêndoas foi complementada por uma exposição informativa sobre o Pomar Tradicional de Sequeiro cedida pela Câmara Municipal de Loulé, a que se juntou ainda a realização de duas oficinas demonstrativas da tecnologia solar, com o professor Celestino Ruivo, para transformação da alfarroba e do figo e uma palestra com a professora Alcinda Neves (UALG) sobre as variedades regionais de amêndoa, no sentido de apoiar as explorações agrícolas que apostam nesta fruteira tradicional.

A itinerância desta mostra de variedades de amêndoas pelo Algarve Central pretende continuar em 2019, participando em eventos locais quando possível ou criando novas datas na agenda local das freguesias. É uma iniciativa que vai ao encontro da Estratégia de Desenvolvimento Local do actual quadro comunitário implementada pelo Grupo de Acção Local do Algarve Central, dinamizada pela Associação In Loco e do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica que esta região tem em curso.

A Calhandrinha,  Duro Amarelo,  Do Covento,  Molar da Fuseta,  Fura Sacos,  Bonita, Mourisca,  Molar Alcaria,  Chatinhas, Gama,  Lourencinha,  Ferragudo, Verniz, entre outras, fazem parte deste catálogo e pretendem ser apreciadas, mostrando as suas diferenças e potencialidades. Não há só amêndoas, há amêndoas com nomes diferentes porque têm características diferentes, porque são diferentes no sabor, na cor, no tamanho e no formato.

Esta itinerância pretende surpreender o visitante mostrando a diversidade deste património genético e ao mesmo tempo promover a coleção de amendoeiras do Centro de Experimentação Agrícola de Tavira, pertencente à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPAlg) que surgiu no âmbito do Projeto FRUTALG - “Prospeção, Recolha, Conservação e Caracterização de Variedades Tradicionais de Fruteiras Algarvias com Interesse para a Agricultura Portuguesa” apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder).



É um património agrícola imenso que está a desaparecer e que é urgente preservar. A colecção conta com 122 variedades de amendoeiras, muitas delas variedades locais que foram selecionadas e preservadas ao longo dos tempos pelos agricultores porque possuíam características que lhes interessavam, quer do ponto de vista agronómico, quer do ponto de vista organoléptico. É contributo da Associação In Loco, no âmbito do projeto Infoagri, divulgar este trabalho e sensibilizar para a riqueza deste património.

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD