NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

IN LOCO LANÇA LIVRO "ESPERANÇA DEMOCRÁTICA"

In Loco lança livro

Uma análise sobre 25 anos de Orçamentos Participativos no Mundo

Este livro, organizado por Nelson Dias, representa o esforço de mais de quarenta autores e de muitos outros cola­boradores directos e indirectos que, espalhados pelos diferentes continentes, procu­ram proporcionar uma visão abrangente sobre 25 anos de Orçamentos Participativos no Mundo. 
As páginas desta obra são um convite para uma fascinante viagem pelos caminhos da inovação democrática em contextos culturais, políticos, sociais e administrativos muito diversos. Da América do Norte à Ásia, da Oceânia à Europa, da América Latina à África, o leitor encontrará muitos motivos para acreditar que outras formas de democracia são possíveis. 
“Esperança Democrática” traduz um estado de espírito contagiado pela procura de novas soluções, pela constante busca da acção transformadora, pela in­conformidade de muitas pessoas e organizações espalhadas pelo Mundo. 
A crise dos sistemas de democracia representativa é algo que atravessa todos os continentes e países retratados no livro. Sendo esse o ponto de partida, os diferentes autores procuram mos­trar como os Orçamentos Participativos têm vindo a provocar mudanças na forma de exercer o poder democrático, na transformação das administrações públicas, na construção de socieda­des civis mais fortes e organizadas, no combate às assimetrias sociais e territoriais.


Os cerca de dez anos de Orçamentos Participativos em Portugal são também analisados neste livro, num artigo inédito e bastante detalhado. O prefácio ficou a cargo de Olívio Dutra, ex-Prefeito de Porto Alegre, que criou o Orçamento Participativo nessa cidade brasileira, em 1989.
Consulte aqui o índice e a apresentação da obra.
Para mais informações e encomendas contacte a Associação In Loco através do e-mail: op@in-loco.pt.

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD