NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

30 ANOS DE IN LOCO NA VI FEIRA DA DIETA MEDITERRÂNICA

Mais um momento chave desta efeméride.

Espaço de Demonstrações Gastronómicas, Mercado de Produtores e Artesãos, Provas e Degustações de Azeite, Vinho, Medronho, Tomates e Mel.

No ano em que a Associação In Loco comemora o seu 30º aniversário, para além de responsável pela organização do Mercado de Produtores & Artesãos, apresenta um extenso programa de showcookings e degustações que se destaca por evidenciar as potencialidades dos produtos, o melhor que se faz no Algarve mas também as ‘melhores experiências gastronómicas do país’. Porque cada vez mais a tradição também acompanha a inovação, este ano há novas atividades a acontecer no Mercado da Ribeira e no Mercado Municipal de Tavira.

O Mercado de Produtores & Artesãos aumentou este ano para um total de 119 de empresas agroalimentares e de artesãos, provenientes de 39 concelhos do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo e de diferentes países do sul da Europa. Deverá percorrer o Jardim Municipal, as duas margens do Rio Gilão, ir ao Largo do Castelo e à rua da Igreja da Misericórdia para encontrar-los. O Mercado Biológico ocupará o espaço circundante do antigo posto de turismo.

As Demonstrações Gastronómicas iniciam na quinta-feira dia 6, com “O melhor peixe do Mundo” pela Docapesca e Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e pelas mãos do Chef Rodrigo Tiago. Segue-se a Prova e degustação de variedades de tomates, apresentadas por Bernardino Santos e Afonso Navarro, pela Ass. Colher para Semear, a Red Andaluza de Semillas,INFOAGRI | In Loco.

Na sexta-feira dia 7, damos início às atividades logo pela manhã no Mercado Municipal de Tavira com os “Pisos, pestos e pastas” com Otília Eusébio, pela Slow Food Algarve. Seguindo a experiência culinária da Algarve Cooking Vacations, “O polvo é quem mais ordena”, com a Chef Margarida Vargues, pela Tertúlia Algarvia, Região de Turismo do Algarve e Associação de Turismo do Algarve.

No dia 7 continuamos as demonstrações na parte da tarde, no Mercado da Ribeira com “O potencial do medronho”, como utilizar e apreciar será apresentado por José Paulo Nunes acompanhado do Barman Vitorino, pela Confraria do Medronho e INFOAGRI | In Loco.

A seguir haverá mostra e degustação de “Citrinos do Algarve” com o Chef Abílio Guerreiro, pela Frusoal e Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.

No sábado dia 8, destacamos as Atividades pedagógicas e educativas para famílias, no Mercado Municipal Tavira; “Alimentação apetitosa, saudável e apetecível” será apresentada pela nutricionista Catarina Vasconcelos, pelo Observatório de Segurança Alimentar do Algarve | O Prato Certo | In Loco.

No mesmo dia, já no Mercado da Ribeira iniciamos a tarde com AquaGourmet, as potencialidades da aquacultura”, pelas mãos do Chef Abílio Guerreiro, pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EPPO - Estação Piloto de Piscicultura em Olhão.

Domingo dia 9 no Mercado da Ribeira teremos a apresentação “Figo e da figueira-da-índia, as potencialidades gastronómicas”, com o Chef Adérito Almeida, pela Confraria dos Gastrónomos do Figo e da Figueira da Índia, Vila do Monte Farm House e Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.

Segue-se a demonstração “Cozinha e Cultura, Peixe e Sal”, também com o Chef Adérito Almeida, pela Atlantik Fish, SalMARIM e Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.

Ainda no mesmo dia haverá a degustação “Recursos silvestres do Alentejo”, com o Chef Leopoldo Garcia Calhau, pela PROVERE - Recursos Silvestres do Alentejo, e Ass. das Terras e Gentes da Dieta Mediterrânica.

                      

Todos os dias será apresentada uma das quatro ‘Melhores experiências gastronómicas de Portugal’, vencedoras da campanha “Onde fica? O melhor do Mediterrâneo” levada a cabo pela In Loco no âmbito do seu papel dentro do projeto internacional MEDFEST, cuja missão é promover Portugal como destino de Turismo Gastronómico Sustentável de excelência. Assim o visitante terá a oportunidade de conhecer as experiências: “À noite no Mercado” (Município de Mértola), “Taste Algarve”, “Couscous Transmontano” (Município de Bragança) e “Almoce e Jante Connosco” (Associação de Turismo de Aldeia | Aldeias de Portugal). Para saber mais acerca da call aceda à página: facebook.com/medfest.pt/

Este Espaço de Demonstrações Gastronómicas conta com mais uma novidade, os momentos de Provas e Degustações de Vinho, Azeite e Mel que intercalam com as demonstrações culinárias

Os vinhos estarão a cargo da Confraria do Bacchus, da Quinta da Malaca, e da Rota dos Vinhos do Algarve. Nas provas de azeites estarão presentes as seguintes empresas algarvias: Esquisito, Monterosa, Lagar Sta. Catarina e Sabor do Sul (Pecoliva). Haverá ainda uma exposição e prova permanentes de mel da Melgarbe - Associação dos Apicultores do Sotavento Algarvio. Este conjunto de Provas e Degustações inserido no Espaço de Demonstrações Gastronómicas está a cargo do programa INFOAGRI - Informação Agrícola no Algarve Central, In Loco.

A Associação In Loco, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira é responsável pelo Mercado de Produtores & Artesãos e, com a colaboração das Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve e de Vila Real de Santo António, pela dinamização do Espaço de Demonstrações Gastronómicas no Mercado da Ribeira.

O espaço das Demonstrações Gastronómicas e o momento desta Feira servem também de palco para demonstrar o lema da Rota da Dieta Mediterrânica, também esta dinamizada pela In Loco: “uma rede de empresas e entidades unidas pela valorização económica e cultural da Dieta Mediterrânica, que assume com orgulho e determinação a missão de organizar e disponibilizar a todos os interessados as melhores experiências sensoriais e emocionais, para que possam conhecer e desfrutar em profundidade este estilo de vida milenar.”

Esta rede de cooperação é o espelho do território onde muito tem incidido o trabalho destes 30 anos da IN Loco enquanto Associação de Desenvolvimento Local.

Consulte o Programa do Espaço das Demonstrações Gastronómicas

Acompanhe as demonstrações através do Evento do Facebook

#InLoco #MEDFEST #RDM #RotaDietaMediterranica #FDM2018 #UNESCO #Património #PatrimónioCultural #Cultura #INFOAGRI #Artesnato  #TurismoGastronómico #gastronomia #desgustações #showcooking #chefs #MadeInLoco

 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD