NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

BIBLIOTECA HUMANA DE VALONGO VENCE PRÉMIO NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO

Biblioteca Humana de Valongo vence prémio nacional de participação

Foram ontem apresentados os resultados da segunda edição do Prémio de Boas Práticas de Participação em Portugal, uma iniciativa da Rede de Autarquias Participativas (RAP). Com o projeto «Biblioteca Humana», o Município de Valongo conquistou o galardão da melhor prática do ano de 2016. O seu Presidente, José Manuel Ribeiro, recebeu a distinção em Faro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve, onde se encontra a decorrer uma ação de formação sobre práticas de democracia participativa, promovida pela RAP.

A Biblioteca Humana, que assume como slogan "Não julgues o livro pela capa", começou a ser implementada em Valongo em 2010 e visa facilitar um diálogo construtivo e informal entre jovens estudantes e pessoas que frequentemente são alvo de preconceitos, criando a oportunidade de relacionamento interpessoal entre grupos que habitualmente não teriam a possibilidade de interagir e permitindo o confronto com estereótipos num ambiente estruturado, protegido e limitado no tempo.

O Município de Valongo visa com este projeto sensibilizar a juventude para a importância da inclusão, da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades, combater a discriminação e desconstruir estereótipos, de forma a fomentar a aproximação entre povos, culturas e religiões, bem como promover o diálogo entre pessoas que normalmente não teriam a oportunidade para interagir.

Após a identificação de “Livros Humanos” (pessoas voluntárias que personificam um determinado estereótipo por se incluírem num grupo potencialmente excluído) é levado a cabo um trabalho de preparação/formação dos “Livros Humanos”, sob pena de reforçarem os estereótipos que a atividade pretende combater. São exemplos de livros humanos disponibilizados pessoa de etnia cigana, Muçulmano/a, Imigrante, Homossexual / Lésbica, Cego / Amblíope, entre outros.

Durante

a sessão que decorre em Faro foram também entregues duas menções honrosas no âmbito desta segunda edição do Prémio, nomeadamente aos projetos “Eco Parlamento – Guimarães” e “Águeda Living Lab”.

De caráter anual, o “Prémio Boas Práticas de Participação” visa constituir um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal.

As 14 candidaturas submetidas a concurso foram, numa primeira fase, analisadas por um júri independente, composto pela Associação In Loco, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Observatório Internacional de Democracia Participativa e Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

 

As cinco práticas melhor pontuadas por este júri foram posteriormente colocados em votação pública no site da Rede de Autarquias Participativas – www.portugalparticipa.pt

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD