NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

MISSÃO ZERO DESPERDÍCIO NA COZINHA

Missão Zero Desperdício na Cozinha

Iniciativas Locais Contra o Desperdício Alimentar

Actualmente desperdiça-se 332mil Kg/ano de alimentos nas casas dos portugueses. Estima-se que 50 mil refeições vão para o lixo todos os dias. Os movimentos existentes têm feito a sua parte para resgatar muitos alimentos que estão em boas condições de consumo, mas, no entanto, é nas nossas casas que muito há por fazer.


Hoje em dia quem é que não desperdiça alimentos? Todos acabam por deitar fora um iogurte fora do prazo, ou um tomate maduro ou pão com bolor, o resto do jantar ou o lanche que não foi terminado. Ainda que sejam pequenas quantidades todos contribuímos para 40-50% da matéria orgânica dos nossos aterros sanitários. Muita desta quantidade de resíduos orgânicos podia ser evitada se tivéssemos um consumo mais responsável e sustentável.


Comer sobras da refeição ou reaproveitar alimentos não é pecado e não fica mal. São pequenos gestos que podem em muito, se todos fizessem o mesmo, contribuir para a melhor gestão dos recursos naturais, como a água e o solo. Produzir alimentos para além daqueles 2 recursos implica tempo, trabalho das pessoas, combustível, equipamentos, entre outros. 


Desta forma organizaram-se vários workshops Zero Desperdício Alimentar na Cozinha para que os consumidores finais possam aproveitar na totalidade os alimentos que adquirem ou produzem. Desde conservas, compotas, molhos, pastas e outras receitas podem ajudar-nos a aproveitar excedentes ou alimentos maduros. E reinventar refeições com sobras e alimentos em fim de vida podem ajudar a reduzir as despesas do orçamento familiar bem como contribuir para uma pegada ecológica mais saudável. Os alimentos utilizados foram doados pelo Intermarché, de São Brás de Alportel. Alguns produtos não usados ficaram à disposição dos participantes. Pão e fruta e legumes foram partilhados para que no final da iniciativa não houvesse desperdício alimentar.




Ao longo da campanha territorial, o projecto “Não Desperdice o Nosso Futuro” tem procurado sensibilizar a população e as instituições para estes temas. No passado dia 30 de Novembro, envolvemos os consumidores finais de São Brás de Alportel com mais um workshop Zero Desperdício Alimentar na Cozinha. Esta iniciativa contou com a colaboração da DECO, da Escola Secundária José Belchior Viegas, da Junta de Freguesia de S. Brás de Alportel, da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel e em especial com o apoio do Intermarché de São Brás de Alportel.
 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD