NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DEBATE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Simpósio internacional debate democracia participativa

Participantes de 17 países reunidos na Nicarágua

Decorreu entre os dias 28 e 30 de Novembro, na Universidade Nacional Autónoma da Nicarágua (UNAM), um simpósio internacional, que reuniu representantes de dezassete países, com o objetivo de debater a participação comunitária e os seus contributos para a criação de uma nova agenda de governação dos territórios, apostada em reconstruir a confiança entre os cidadãos e as instituições. 


Foram três dias de conferências e mesas de debate, no âmbito das quais se apresentou o resultado do diagnóstico de políticas de participação a nível local, na Nicarágua, bem como um extenso dossiê de boas práticas internacionais, com potencial de transferibilidade. Ambas as iniciativas foram desenvolvidas no âmbito do projecto Comparte, financiado pela União Europeia, e coordenado pela UNAM, em parceria com a Fundación Desarrollo y Ciudadania, o Município Rivas Vaciamadrid (Espanha) e a Associação In Loco.  


Para além da In Loco, a delegação portuguesa foi assegurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais e da Rede de Autarquias Participativas, Carlos Carreiras, que aproveitou a ocasião para expressar o seu compromisso com o desenvolvimento e a consolidação dos processos de democracia participativa. 




O evento permitiu igualmente o reforço das relações de cooperação entre os países representados, em particular no eixo ibero-americano, no domínio das práticas de democracia participativa. Para expressar este resultado, as diferentes delegações firmaram, no fecho do simpósio, um acordo de cooperação, com o objetivo de continuar o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto Comparte. 
 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD