NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

IN LOCO LANÇA CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

In Loco lança campanha contra o Desperdício Alimentar

O mês de Outubro será muito intenso em atividades públicas

Nos últimos dois anos, a Associação In Loco tem participado no projeto europeu “Não Desperdice o Nosso Futuro”, trabalhando junto com autarquias e escolas de Loulé e de São Brás de Alportel para combater o desperdício alimentar, promover o consumo responsável e o direito à alimentação. Sendo altura de devolução dos resultados à comunidade, para que todos possam ter acesso ao conjunto de recursos construídos, a In Loco irá desenvolver, durante o mês de outubro, algumas atividades de comunicação do projeto, nomeadamente: 
 
  • Exposição sobre o Desperdício Alimentar - 1 de Outubro, Loulé, Feira Social;
  • Celebrar o Dia Mundial da Alimentação - 17 de Outubro, Silves, em parceria com REAPN; 
  • Desperdício Alimentar na Cozinha - 18 de Outubro, Quarteira, em parceria com Junta de Freguesia e a Deco;
  • Apresentação dos resultados do diagnóstico do desperdício local em Loulé e São Brás de Alportel, e consolidação do trabalho em curso - 27 de Outubro, Faro, Universidade do Algarve; 
  • Exposição sobre o Desperdício Alimentar - 29 de Outubro, São Brás de Alportel, Museu do Traje; 
  • Iniciativas Locais "Reduzir o Desperdício Alimentar" entre Superfícies Comerciais e IPSS – várias a decorrer.

 
Em 2013, o total do desperdício alimentar no Mundo foi de 1,3 mil milhões de toneladas por ano, o que equivale a 30% da superfície agrícola do planeta. Esta quantidade daria para alimentar os 925 milhões de pessoas que todos os dias vivem em insegurança alimentar (805 milhões passam fome, dos quais 160 milhões são crianças).
 
Estima-se que o desperdício alimentar na Europa seja de 89 milhões de toneladas por ano. Entre 30 e 40% dos alimentos produzidos neste continente não chegam ao consumidor, sendo perdidos ao longo de toda a cadeia. São 179 quilos por habitante, 42% dos quais produzidos em casa do consumidor final. 
 
Em Portugal desperdiça-se um milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, o equivalente a 1/5 da produção total. Estes dados indicam que cada português desperdiça em média 132 Kg de comida por ano. Cerca de 50.000 refeições acabam diariamente no lixo, ao mesmo tempo que 360.000 pessoas passam fome.


Face ao exposto, a In Loco considera essencial lançar um apelo público, para que todos tenham uma atitude de consumo mais responsável e que contribua para a redução do Desperdício Alimentar. Esta é uma matéria de extrema relevância, que deve merecer o desenho de políticas públicas específicas, capazes de enfrentar os dilemas éticos, sociais, económicos e ambientais causados por este flagelo. 
 
Este é o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e durante o mês de outubro celebra-se ainda o Dia Mundial da Alimentação e a Semana Europeia de Combate à Pobreza. São todos bons argumentos para apelar a uma mobilização das instituições e da sociedade para uma atuação conjunta sobre as matérias em apreço. Neste âmbito, a In Loco e os restantes parceiros do projeto “Não Desperdice o Nosso Futuro” convocam todos os interessados a subscreverem a Carta Europeia 2015, disponível no seguinte endereço www.dontwaste.eu/charter

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD