NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR NO STOCK OUT 2016

Combate ao Desperdício Alimentar no Stock Out 2016

Projeto apela a uma mudança para reduzir o desperdício alimentar.

A presença do projeto “Não Desperdices o Nosso Futuro” e a oficina de demonstração de aproveitamento de alimentos – “Disco Soupe", no StockOut foi uma novidade e apesar de parecer despropositado integra-se num importante objectivo que é lançar no terreno a campanha local com vista à sua divulgação e disseminação.
 
Durante os dias 2, 3 e 4 de setembro, o projeto “Não Desperdices o Nosso Futuro” aproximou-se da comunidade local partilhando informação sobre a problemática do Desperdício Alimentar. Para além da oficina de aproveitamento de alimentos, um vídeo protagonizado por alunos e outros parceiros do projeto e uma exposição informativa foram as ferramentas desta campanha. Quem chegou ao stand foi ainda brindado por sacos de compras (tamanho pequeno para não comprar em excesso e desperdiçar) e uma tshirt, ambos com a mensagem “Cuida dos Alimentos. Ama o Mundo!”.
 
O ponto alto desta participação foi o Disco Soupe (oficina de aproveitamento de alimentos) que aconteceu no dia 2 de Setembro, pelas 19h e que contou com a participação do Chefe Ricardo Bernardo, também professor da Escola Secundária José Belchior Viegas e de dois alunos, a Mónica Miguel e o Márcio Filipe.
A ideia por detrás do Disco Soupe é muito interessante e demonstra de uma forma rápida o que a sociedade civil pode fazer para resgatar alimentos e salvar recursos. Ao mesmo tempo de uma forma improvisada, mas profissional, demonstra como cada um de nós lá em casa pode aproveitar alimentos que estão já maduros, ou têm manchas, cortes, defeitos ou estão amachucados. Assim contactámos a superfície Intermarché de São Brás de Alportel que prontificou-se a colaborar doando alimentos que apesar de estarem bons não podem ser vendidos. O caso do pão que se não for vendido no próprio dia não é vendido no dia seguinte, ou as aparas do queijo e do fiambre que não são vendáveis, ou a banana que está muito madura. Com os produtos hortícolas, frutos, charcutaria e pão recolhidos a equipa ao serviço do Disco Soupe, propôs algumas utilizações mais tradicionais e conhecidas como a sopa ou a quiche e demonstrou ao vivo sugestões de pratos criativos, tais como:
 
Entrada de Manga e Abacate com hortelã, fiambre e queijo;
Entrada de Tosta com queijo Chevre e azeite;
Entrada de Tosta com azeite e orégãos;
Wrap de legumes salteados com pingo de mel;
Panqueca de couve-flor, chourição, queijo, bacon com pingo de mel;
Sobremesa de banana flamejada;
 
Outras propostas foram apresentadas enquanto o cardápio da noite era saboreado e as receitas partilhadas.
 
Temos que agradecer à fabulosa equipa que aceitou o desafio e vestiu a camisola do projecto “Não Desperdices o Nosso Futuro” reforçando a mensagem - “Cuida dos Alimentos. Ama o Mundo!”. O chefe Ricardo Bernardo é um defensor desta “luta” que todos os dias na escola tenta passar para os alunos bem como na sua actividade de chefe de cozinha. Assim se transmite conhecimentos e técnicas para as gerações mais novas que não só contribuem para a economia da “casa” ou do restaurante ou cantina, mas também para a preservação e gestão mais sustentável dos alimentos.
 


Outro agradecimento vai endereçado ao Intermarché de São Brás de Alportel, que apoiou não só esta iniciativa com os alimentos doados mas também deu força ao projecto com a sua atitude exemplar permitindo chegar perto da população para sensibilizar e informar.
 
É sobretudo importante ressaltar que mais iniciativas destas, organizadas pela sociedade civil, devem surgir para que não nos esqueçamos que o Desperdício Alimentar existe, todos os dias, em todas as casas e locais por onde o alimento passa. É importante que cada um de nós reconheça e assuma o Desperdício Alimentar que faz. Que enquanto consumidor tenha uma atitude mais responsável em casa e nas compras, reduzindo o volume de lixo orgânico. Enquanto sector do comércio possa gerir melhor o volume de alimentos de forma a reduzir desperdício e não deite para o lixo alimentos que podem ter uma segunda utilização, por exemplo com a doação a instituições. É lamentável que toneladas de alimentos sigam para o aterro. Ao mesmo tempo são também deitados fora: água, terra, fertilizantes, energia e outros. Em Portugal por ano desperdiça-se 1000 toneladas de alimentos, o equivalente a 50 mil refeições por dia. 
 
Apelamos a que todos tenham uma atitude perante este flagelo. É urgente reduzir o desperdício alimentar, quer por questões éticas, quer por questões sociais, económicas e ambientais.
A Carta Europeia intitulada “Não Desperdice o Nosso Futuro. Carta 2015”, que também foi promovida no StockOut2016 apela à população para a sua subscrição, como forma de qualquer cidadão e entidade poder contribuir com medidas que conduzam à redução do Desperdício Alimentar. Apelamos à subscrição no formulário que se encontra disponível aqui.
 
Numa futura edição do stockout pode ser que os alimentos (e sobretudo os de “segunda mão”) tenham um espaço próprio e presença mais reforçada (por exemplo um FoodStockOut, como já acontece noutros países) contribuindo assim para a redução do Desperdício Alimentar.
 
 
Contactos
Equipa do projecto “Não Desperdice o Nosso Futuro”
Associação In Loco
Coordenador - Nelson Dias
 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD