NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

DIETA MEDITERRÂNICA PARA CRIANÇAS

Dieta Mediterrânica para Crianças

Já está disponível para descarga o Livro de Receitas

Este livro surgiu na sequência da colaboração entre 24 chefs de cozinha e 6 nutricionistas de ambas as margens do Mar Mediterrâneo, no âmbito do projeto «SlowMed — Food as a means of dialogue in Mediterranean Contexts», financiado pelo programa ENPI CBC MED (www.enpicbcmed.eu)
Este projeto decorreu em seis países diferentes (Itália, Espanha, Portugal, Líbano, Palestina e Egito) com o objetivo de promover um diálogo intercultural criativo, consolidando a identidade cultural mediterrânica com base na sua herança culinária.
A Dieta Mediterrânica e a sua promoção têm constituído o núcleo de todo o projeto, no âmbito do qual se realizaram repartiu durante 2 anos, diferentes atividades (investigação, oficinas, concursos, eventos internacionais), a fim de colmatar o fosso entre as gerações mais velhas, últimos guardiães do património imaterial da Dieta Mediterrânica, e as novas gerações de crianças e jovens que facilmente se podem perder no processo de globalização, que gradualmente tem levado ao desaparecimento de raízes e tradições.
Em cada um dos países envolvidos no projeto foram realizadas entrevistas aos mais idosos, de forma a preservar os segredos da Dieta Mediterrânica. 
Cada receita recolhida é um tesouro de informações e de histórias pessoais, cujas raízes estão profundamente ligadas à tradição não escrita de cada país.
Algumas receitas foram selecionadas para serem transmitidas aos membros mais jovens da nossa sociedade: este livro pretende ser uma ferramenta para «plantar a semente» nesta nova geração, levando os jovens a descobrir não só a história de cada refeição, mas também a importância de uma alimentação saudável, dando-lhes uma primeira ajuda para se iniciarem na cozinha e para terem noção daquilo que comem.



DESCARREGAR AQUI

Para mais informações, contactar a Associação In loco, o parceiro Português do projeto SowMed, através do e-mail: slowmed@in-loco.pt

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD